segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Eco no Labirinto Poético

Texto: Anelise Freitas

Quem imagina que durante o período de férias de inverno o Eco - Performances Poéticas ficou hibernando, está muito enganado. Ao contrário: meditamos novas formas de tocar esse grupo e viajamos na “caravana da poesia”. Mais uma vez estivemos na cidade maravilhosa, agora no novo evento tocado pelo amigo-poeta Lucas Viriato, o Labirinto Poético.

No caminho. Foto: Anelise Freitas.
Luiz Fernando "Mirabel" Priamo lendo. Foto: André Medeiros.
O evento, que tem um formato bem semelhante ao Eco, é uma realização da Coordenação de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com curadoria de Lucas Viriato, e acontece desde abril de 2012.  Enquanto o público bebia algumas cervejas, um artista plástico pintava um quadro no meio no pátio do centro cultural e nós líamos algumas de nossas poesias.

 Anderson e os"Trovadores elétricos". Foto: André Medeiros. 
Pedro Paiva, maestro. Foto: André Medeiros.

Partimos – Laura Assis, Anelise Freitas, Tiago Rattes, Anderson Pires e Pedro Paiva, mais o pessoal da Um Conto - revista de literatura, Tassiana Frank, Danilo Lovisi e Otávio Campos, e da Aquela Editora – na tarde do dia 30 de Junho, rumo ao Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, no centro da cidade, de onde era possível ver o sambódromo. Como sempre a viagem foi muito bem humorada e na volta – já com Luiz Fernando Priamo, nosso Mirabel, a bordo – estávamos cansados e dorminhocos. O Rio de Janeiro virou um clubinho da esquina, com poesia, música, fanzine, André Capilé e Alexandre Faria (que na ocasião fazia o pré-lançamento de seu livro, Lágrima Palhaça).

Leitura do Tiago Rattes. Foto: André Medeiros.
Leitura do André Capilé. Foto: André Medeiros. 

Essa, como todas as outras viagens na rota da poesia, nos impulsiona a querer fazer sempre mais, de novo, sem parar. Tentamos sempre viajar como um time de futebol, concentrado e menos como uma banda de rock – embora pareçamos mais um circo, admito. Que venha sempre mais, do mesmo, diferente, porque como diz nosso eterno André Capilé – companheiro na/da poesia – “é tudo nosso”! 

Laura Assis e Anelise Freitas. Foto: Larissa Andrioli. 

Um Conto e Aquela Editora. Foto: Edmon Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário