quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Troco/Compro/Vendo - Eco na Estação Cultural

por Anelise Freitas


O Eco, há mais de seis anos, se concretiza como um lugar capaz de abarcar vários processos poéticos. Pelo nosso espaço (nosso mesmo, é tudo nosso!) já passaram performances ligadas à dança e ao corpo, assim como aquelas da voz. Por muito tempo eu cismei que no mini documentário “ECO”, feito pela Inhames Filmes¸ em 2009, Anderson Pires falava que o Eco era um lugar para tirar a poesia do gabinete. Embora não fale, de fato é. Em uma das minhas primeiras reuniões como integrando do grupo ouvi o André Capilé dizendo que “ser bom ou ruim” não era um critério para o Eco. Isso porque o binômio bom/ruim é uma questão de gosto e não de crítica.

Através desses diálogos, o Eco se tornou parceiro de várias atividades e eventos na cidade e fora dela. Em maio passado mostramos um pouco dessas parcerias no Maio Cultural (evento que substituiu o extinto Corredor Cultural, do qual fizemos parte desde 2010). Poetas como Laura Assis, Otávio Campos, Luiz Fernando Priamo, Anderson Pires da Silva e Giovani Verazzani recitaram seus versos ao som do maestro Pedro Paiva, velho amigo de Eco e outras correrias, enquanto o flow ganhava vez com o Encontro de MC’s, representado pelos MC’s RT Mallone, Nezkau, Marcelinho e o grupo Outra Soma; o violinista Chadas Ustuntas e o artista Flávio Abreu apresentaram a performance Quintessência (que deve chegar à Espanha no próximo mês) e a artista plástica Ingryd Lamas expôs ilustrações em aquarela. Várias linguagens fazendo poesia e dialogando.

O evento Troco/Compro/Vendo reuniu mais de cento e cinquenta pessoas que misturaram gritos, palmas, bases, violão de onze cordas e versos. A pluralidade não está só no Eco, mas na cidade de Juiz de Fora que produz muitos artistas. Nós estamos tentando criar um espaço capaz de suprir essa diversidade, e o dia 31 de maio foi um bom exemplo disso.














Cliquei aqui para conferir o álbum completo na nossa página no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário