SOBRE O ECO

Desde junho de 2008, acontece em Juiz de Fora, MG, o Eco Performances Poéticas. A cada edição um elenco diferente de poetas e músicos convidados sobe no palco do evento para apresentar sua produção autoral. Depois da participação dos convidados, o microfone aberto dá também ao público espaço para ler seus textos, mostrar suas músicas, performances e afins. Todo o processo é permeado por uma trilha sonora especialmente pensada para cada uma das apresentações.


Foto: Paula Vasconcelos

O evento originalmente ocorria nas primeiras quintas-feiras do mês, no Espaço Mezcla. Posteriormente, entre 2013 e 2015, o Eco aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes. Desde janeiro de 2016 realizamos uma edição mensal no Café Muzik.


Foto: Aline Kameko

O Eco já se firmou como um evento congregador da literatura em Juiz de Fora. De poetas renomados a escritores jovens e iniciantes, grande parte dos artistas da região já passou pelo palco do Eco, tanto no elenco como no microfone aberto, assim como escritores de outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 


Foto: Jasmine Giovannini

Além das edições oficiais, o Eco também já realizou apresentações em formato pocket em outros locais e eventos da cidade, como o Corredor Cultural (Funalfa/Prefeitura de Juiz de Fora), o Circuito Zero Grau, a I Jornada de Estudos Literários da UFJF, a Semana de Comunicação do CES-JF,  a Semana de Letras da UFJF e a Feira do Livro do Colégio de Aplicação João XXIII, entre muitos outros. 

Foto> Paulo Uras


Eventualmente, também levamos o Eco para eventos em outras cidades, como o CEP 20.000 (Rio de Janeiro), o Café com Livros (Viçosa, MG), o Labirinto Poético (Rio de Janeiro) e a exposição Poesia Agora (São Paulo). Nessas apresentações, os organizadores montam uma espécie de set poético, que procura conjugar as leituras de textos autorais com a trilha sonora feita ao vivo.


Foto: Ana Cláudia Ferreira

Você pode acompanhar todas as informações sobre as próximas edições do Eco e eventos do qual vamos participar - assim como fotos, vídeos, apresentações e histórias dos encontros anteriores - aqui no nosso blog e por meio das redes sociais, e está mais do que convidado a se juntar a nós. 


Foto: Ana Cláudia Ferreira